Em um primeiro momento, pode parecer impossível, em vista da improbabilidade de gastos fixos diminuírem uma vez que estamos, no geral, acostumados sempre com o seu aumento e não o contrário. No entanto, diminuir os custos da taxa condominal pode acabar fazendo parte do nosso horizonte de expectativas se pudermos, para tanto, contar com uma administração organizada, preventiva e atenta. Mas existem alguns que estão mais presentes, sendo eles:
- Folha de Pagamento: A folha de pagamento geralmente representa uma grande parcela dos custos de condomínio, mas existem alguns pontos que podem ajudar a reduzir esse custo, como: terceirizar os serviços, otimização de escala para evitar acúmulo de horas extras e entre outros.
- Manutenção: Uma grande parcela dos custos são as manutenções existentes no condomínio, principalmente a falta do mesmo, pois acarreta em danos maiores e tendo que desembolsar mais do que deveria. A manutenção preventiva e revisões ajuda a ter melhor esse controle, fazendo assim evitar manutenções constantes.
- Planejamento Orçamentário: O planejamento orçamentário é essencial paras manter as contas em dia, pois pequenas despesas quando se acumulam tornam-se grandes despesas, mas com um bom planejamento é possível evitar.